Como as doenças da tireoide podem interferir na sua saúde

Há quem diga que cuidar da saúde é um processo de muita observação e autoconhecimento, pois tudo em nosso corpo está harmonicamente ligado. Físico, mental e emocional, tudo seguindo junto no ritmo da nossa respiração. Cada detalhe de um pode ter estreita ligação com o outro. Uma irritação de humor, por exemplo, pode ter sua origem justificada num contexto que não é externo a você, já pensou nisso? Por isso, a dica é se observar e perceber melhor tudo o que acontece em você, tratando de resolver cada sensação que venha a te provocar desconforto ou desequilíbrio, por mais corriqueiras que elas possam parecer.

O sistema Endócrino do nosso organismo é algo que devemos nos atentar. Ele é constituído por glândulas cuja importância se reflete em várias funções e sensações que temos. Estas glândulas produzem hormônios que são lançados no sangue e que assim correm por todos os nossos órgãos. O excesso ou falta destes hormônios pode nos causar uma série de problemas.

Aumento ou perda de peso sem razão aparente, dificuldade de concentração e esquecimento, queda de cabelo e pele seca, alterações constantes de humor, palpitações e pressão alta, sonolência e cansaço, desconforto na garganta e pescoço, prisão de ventre e até dificuldade para dormir são alguns dos sintomas que podem representar problemas na tireoide, glândula localizada na parte anterior do pescoço, responsável pela produção de triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) que regulam o seu metabolismo, que é a forma como seu corpo usa e armazena energia. Energia demais ou energia de menos, o problema pode ser na tireoide.

Hipotireoidismo é quando as funções da tireoide estão lentas, com baixa produção hormonal. Esta disfunção é mais comum nas mulheres, mas pode acontecer em qualquer pessoa, independente do gênero ou idade. Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento do colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotireoidismo.

Já no hipertireoidismo a glândula tireoide é hiperativa, levando a uma produção excessiva daqueles hormônios. Ao contrário do hipotireoidismo, aqui o metabolismo da pessoa torna-se muito acelerado, resultando em sintomas como nervosismo, ansiedade, irritação, mãos trêmulas, perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, disenterias, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos, entre outros problemas, além de sintomas e sinais oculares como dor na movimentação, fotofobia, olhos vermelhos e saltados.

E tratando-se da presença destes sintomas, o melhor sempre é procurar um médico. Problemas no funcionamento da tireoide são detectados no exame de sangue com pedido de contagem hormonal. Para todo mal existe um tratamento ou mesmo uma orientação especializada que resgate o seu bem-estar e harmonize sua saúde. Cuidar-se bem e com carinho continua sendo o primeiro passo para ser feliz e viver a plenitude de sua vida. Seu equilíbrio começa com os seus cuidados.  Cuide-se sempre!