Melatonina: Endocrinologista Explica Esse Hormônio.

Melatonina: Endocrinologista Explica Esse Hormônio.

Olá meu nome é Dra. Cassandra Lopes eu sou endocrinologista e metabologista e no post de hoje a gente vai falar um pouquinho sobre melatonina.

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio liberado durante a noite no período da escuridão pela glândula pineal, que é uma glândula localizada no cérebro.

Após a liberação ela entra na corrente sanguínea e exerce tanto a sua função durante o período que ela pode ser detectada no sangue como também no período que ela já não é mais excretada, por isso ela também tem a sua função durante o dia.

Para que serve a Melatonina?

Esse hormônio determina o ciclo fisiológico de acordo com a luz e a escuridão, que a gente chama de ciclo circadiano e ela determina também a função fisiológica das células de acordo com o período sazonal.

Então ela é muito interessante porque é ela que determina essa fisiologia de acordo com essas modificações ambientais.

Qual a função da Melatonina?

Ela é utilizada por pessoas que não conseguem dormir, que tem problema de insônia, certo?

Mas porquê?

Porque ela ajuda a diminuir a latência do sono ou seja o período para iniciar o sono e também melhora a qualidade do sono e também a duração dele.

Mas a função dela não para só por aí porque ela melhora a captação de glicose pelos tecidos e isso ajuda a manter o controle da glicemia.

Então ela é muito importante nesse controle do metabolismo e além disso ela tem uma função super importante que é uma função antioxidante.

Sim ela ajuda nessa questão de promover uma melhor qualidade do sono com melhor intensidade mas também ela tem essa ação promotora de qualidade de vida, por melhorar o metabolismo do açúcar e uma ação anti-inflamatória e antioxidante porque ela combate a produção dos radicais livres e evita a destruição aquela inflamação dos tecidos em relação à hipóxia.

Quem se beneficia do uso de melatonina?

Quais seriam os pacientes que podem se benefíciar do uso da melatonina?

A gente sabe que a melatonina ela cai no decorrer da idade.

Então as pessoas que tem insônia relacionada ao envelhecimento é interessante para elas, antes mesmo de utilização de outras medicações seria importante iniciar com a melatonina.

Pessoas que utilizam betabloqueadores, que são medicações que bloqueiam a produção de melatonina, também teria esse potencial terapêutico e aí entraria outras questões como por exemplo a síndrome da pineia obstrutivada sono.

A gente sabe que tem toda a questão da baixa de de oxigênio nos tecidos e essa questão de inflamação e da resistência insulínica que poderia levar ao diabetes no futuro.

Então a melatonina seria uma excelente escolha terapêutica inicial e preventiva.

Quais as Consequências do Excesso de Melatonina?

Falando um pouquinho sobre a segurança…

Ela é uma medicação com baixo risco de dependência química então ela tem um baixo potencial de dependência.

Além disso os estudos que utilizaram altas de melatonina observaram que realmente é uma medicação bem segura, tendo esse potencial terapêutico com bastante segurança.

Tem Diferença entre Melatonina em Gotas ou em Comprimido?

Sempre vem a pergunta “é melhor gotas ou é melhor comprimido”? Qual que seria a melhor apresentação isso vai depender do paciente.

Tem paciente que é mais fácil e de deglutir prefere comprimido outros preferem gotinhas.

Então quanto a via de administração não teria diferença e nem relação à eficácia.

Se você gostou desse artigo ou acha que essa informação é importante compartilhe para que outras pessoas tenham acesso e aprendam sobre a melanina.

Gostou do artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Telegram
Compartilhe:

Duvidas?

Não hesite em buscar informações precisas para tomar decisões conscientes que promovam sua saúde e autoestima
ÚLTIMAS POSTAGENS