Ganho de peso e estrias: causas e como tratar

Ganho de peso e estrias: causas e como tratar

Quando suas formas não te agradam mais, quando algo se aperta e não cabe naquela sua velha calça, não necessariamente é porque você precisa de roupas novas. Seu corpo pode estar se transformando e, sendo você dona de suas escolhas, insista em se transformar só naquilo que te faça muito bem. Seu corpo é você. E você é o seu corpo, que no mal-estar daquelas calças apertadas pode estar te indicando que é hora de se movimentar mais e readequar sua alimentação, repensando hábitos e buscando novos prazeres.

O ganho de peso pode ter inúmeras causas, inclusive decorrentes de alguma disfunção no seu organismo, relacionadas inclusive ao descontrole hormonal. O melhor a fazer sempre é procurar um endocrinologista, que fará uma avaliação correta e mais abrangente do seu organismo, assim identificando as verdadeiras causas daquelas gordurinhas indesejadas. Dietas unicamente restritivas, automedicação e exercícios físicos exagerados, entre outras “receitas mágicas” de emagrecimento, só trarão desgaste emocional sem o resultado de uma perda de peso saudável e equilibrada, levando muitas vezes a problemas maiores para sua saúde. Um tratamento médico especializado poderá resolver esse indesejado ganho de peso, buscando reequilibrar o seu organismo e readequando o seu peso da maneira certa, com saúde e bem-estar.

E quando se trata de sobrepeso, as consequências podem ser ainda maiores e mais danosas à saúde, levando por exemplo a problemas circulatórios, renais, hipertensão, diabetes, aumento do colesterol, limitações físicas como artrose, entre muitos outros problemas, chegando até a questões psicológicas e que afetam sua autoestima. Muitos motivos levam a esse ganho de peso indesejado, que se não tratado a tempo pode levar à obesidade e a consequências piores.

Uma alimentação adequada e atividades físicas orientadas sempre são uma boa receita para se viver bem e ter uma vida equilibrada, assim favorecendo sua saúde física e psicológica, sem medo de ser feliz. Sedentarismo, doenças que favorecem o ganho de peso, uso de alguns medicamentos, idade e até genética também são fatores que podem levar ao ganho indesejado de peso.

Um outro problema decorrente do ganho de peso irregular é que acaba levando à formação de estrias, que também podem ocorrer devido a fatores hormonais ou mesmo por rápido crescimento. Uma questão ainda de grande desconforto para muitas mulheres, as estrias são cicatrizes provocadas pelo rompimento de fibras elásticas e colágenas da pele, uma atrofia tegumentar. Essas fibras, presentes na derme, são fortes e interligadas, permitindo que a pele se estique à medida que o corpo cresce. A ingestão de bebidas alcoólicas, frituras, refrigerantes, comidas industrializadas, carboidratos simples e doces também levam à formação de celulites e estrias. Uma alimentação adequada e equilibrada que inclua o consumo de frutas, verduras, proteínas, sem excessos de gorduras e doces, mantendo uma atividade física e cuidando de sempre beber bastante água, são bons hábitos que evitam tanto a formação de estrias como também promovem um grande ganho para sua vida, harmonizando seu corpo com saúde e bem-estar cotidianos.

Mas se as estrias já chegaram e você não teve como evitá-las, o jeito é recorrer a tratamentos específicos e optar por novos hábitos que prometem amenizar ou até acabar com todas elas. Dependendo da cor com que elas se apresentam, serão definidos os tipos de tratamento.  As estrias vermelhas têm esta cor devido ao rompimento dos capilares sanguíneos, o que demonstra que sua capacidade de regeneração é grande e por isso ainda podem ser tratadas. Quando roxas, as estrias estão numa fase intermediária, mas ainda assim são mais fáceis de solucionar. Já as estrias brancas apresentam esta cor porque já não recebem a devida irrigação sanguínea, sendo mesmo uma cicatriz que se forma na pele, o que indica que a capacidade de regeneração da pele neste ponto é muito menor. Dependendo destas cores e do aspecto que elas apresentam, muitos tratamentos podem ser ministrados, incluindo a hidratação da pele, o uso de produtos cicatrizantes e cremes específicos, a esfoliação duas vezes por semana, o peeling com ácido retinoico, a aplicação de laser de CO2 ou luz pulsada, a infradermoterapia ou ainda a galvanoterapia, entre outros métodos e procedimentos que sempre devem ser orientados por um especialista, assim garantido bons resultados e encontrando a solução desejada. A pele é o maior órgão do corpo humano. Como quem faz carinho a si mesma, à sua pele deve ser dada toda a importância e os cuidados que você merece. Se toque!

Gostou do artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no LinkedIn
Compartilhe no Telegram
Compartilhe:

Duvidas?

Não hesite em buscar informações precisas para tomar decisões conscientes que promovam sua saúde e autoestima
ÚLTIMAS POSTAGENS