O problema do excesso de peso e da obesidade tem alcançado proporções epidêmicas no mundo todo.
A lista de complicações relacionadas com a obesidade é longa, destacando-se o Diabetes Mellitus tipo 2, as dislipidemias, a apneia do sono, as doenças cardiovasculares e a alta mortalidade.
O sucesso no tratamento da obesidade depende da magnitude da perda de peso e da redução dos fatores de risco presentes no início do tratamento. O tratamento inicial é baseado nas intervenções para modificação do estilo de vida, na orientação de mudança de comportamento alimentar, no aumento da atividade física e em mudanças comportamentais e psicológicas. No entanto, o percentual de pacientes que não obtêm resultados satisfatórios com medidas conservadoras é alto.
Quando não há perda de peso com a adoção das medidas não farmacológicas, o uso de medicamentos deve ser considerado, juntamente com as mudanças acima citatas, pois medicamentos para obesidade são tratados como parte de uma estratégia de longo prazo.
Alguns medicamentos usados hoje para o tratamento da obesidade são:
– Semaglutida (Ozempic, Wegovy e Rybelsus®)
– Naltrexona/Bupropiona (Contrave® – já aprovado, porém ainda não está sendo comercializado)
– Orlistat (Xenical®)
– Liraglutida (Saxenda®)
– Metformina
Os medicamentos são seguros e ajudam no controle da obesidade, mas devem ser sempre indicados por um médico especialista, após avaliação e exames.
#endocrinologia#bariatrica#cirurgiabariatrica#preoperatorio#saude#nutrologia#semaglutida#ozempic#saxenda#metformina#alimentacao#alimentacaosaudavel#viverbem#bemestar